segunda-feira, 2 de julho de 2012

Velharias: Retrô ou Vintage?

E aí, pessoas? Prontos para uma nova semana?

Eu sou iniciante nessa história de decoração de mansões e para mim "retrô" e "vintage" eram apenas sinônimos, duas maneiras de se dizer a mesma coisa para evitar a repetição na fala... (coisa de professora de  Língua Portuguesa, né?!).

Mas de tanto ler por aí as duas palavrinhas, a curiosidade começou a coçar, coçar e coçar. A grande descoberta foi que não significam a mesma coisa.

Retrô, descobri, é uma releitura de algo antigo, por exemplo, o recente lançamento de geladeiras coloridas da Brastemp. Aposto que já tiveram ou viram uma.... São geladeiras produzidas atualmente, mas cuja aparência é inspirada nas antigas. 

Já viram algo parecido com essas geladeiras e esse fogão com asinhas?  Pois é, são retrôs!

Olha como pode ficar uma decoração Retrô:

O "Vintage" por sua vez, não é uma releitura, mas aquele objeto antigo, comprado em brechós ou guardados como relíquias de família. Não são produzidos hoje, mas estão bem conservados e podem ser utilizados para compor uma decoração como esta (detalhe para o fogão, que lembra, muito, os almoços de domingo na casa da minha avó):
Fonte:  Casa Brasil 

Velharias ou não, acho isso tudo uma gracinha. Vintage ou retrô, algumas dessas coisas vão parar na mansão... Tem uma prateleira e um caixote de lenha que me aguardam.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...